top of page

FLORIANÓPOLIS

Florianópolis, Ilha da Magia ou simplesmente FLORIPA.

Ela está oficialmente em nossas vidas há mais de 15 anos. Foi lá que começou uma linda história de amor. Isto mesmo, eu e o Elmo nos conhecemos lá quando fomos morar lá no ano de 2003.


Eu tinha saído de Porto Alegre com a família toda para ir morar em Santa Catarina e ele estava vindo embora do Japão também com sua família. Nos conhecemos em maio de 2003 e resumidamente, até porque não estou aqui para contar tantos detalhes desse romance,  casamos em abril de 2006.
 

Moramos em Floripa por 8 anos, de 2003 a 2011, por isto conhecemos bem a ilha e como nossa família ainda mora lá vamos pelo menos umas 6 vezes por ano para lá. Muita coisa mudou, muita coisa mudou mesmo. Há muito mais infraestrutura e mobilidades do que há 15 ou 10 anos atrás, mas mesmo assim andar de carro em Floripa ainda é um caos. São filas intermináveis principalmente em feriados prolongados como Ano Novo e Carnaval. Se puder fugir destas datas, vai poder conhecer diversas das maravilhosas praias que Floripa tem para oferecer, senão sinto muito, terá que ficar horas em congestionamentos ou então ficar em uma praia só, porque em finais de semana e nos feriados é difícil mesmo se locomover. Uma dica de ouro é sair cedinho para aproveitar a praia, assim você evita ficar um tempão no trânsito, isto é, caso você vá para uma praia distante de onde está hospedado.  

Vamos falar mais sobre a Ilha...

De Norte a Sul Floripa tem em torno de 55 km de extensão e de Leste a Oeste em torno de 18 km. Nas praias do Norte da Ilha estão concentradas as praias de mar mais calmo e com a água mais quente. É a região mais procurada pelos turistas brasileiros e argentinos porque são as praias com mais infraestrutura e comodidades na beira da praia, por isto o Norte da Ilha está sempre lotado e hoje tem praticamente vida própria, tem tudo lá, comércio, bancos, supermercados, parque tecnológico, clinicas médicas e pronto-atendimento entre outras coisas.  

mapa-das-praias_edited.jpg

Pensei em falar um pouco de cada praia, pois conhecemos quase todas, mas o post ia ficar tão extenso e cansativo que achei melhor colocar algumas informações nas fotos que vou colocando. Vou fazer um comparativo entre Norte e Sul e citar os nomes das melhores praias com uma pitadinha de informação (duas ou três palavras).

Norte da Ilha

Principais praias:

Canasvieiras - eterno reduto dos hermanos

Costão do Santinho - Trilha e Resort Famoso

Ingleses - Nova queridinha de todos, repleta de bares e comércio. 

Jurerê Internacional - badalada, balada e gente fina e elegante

Praia Brava - Vibe boa e visual mara

As praias tem mais infrestrutura, o mar é mais calmo e quente. Mais distantes do centro de Floripa

Sul da Ilha

Principais praias:

Campeche - Surfistas, Ilha do Campeche, Point do Riozinho

Morro das Pedras-  Mais nativa e Mirante da Casa de Retiro Vila Fátima

 Praia do Pântano do Sul - ir conhecer o Restaurante Bar do Arante

As praias são mais bonitas e selvagens, mar mais gelado e aberto.. Pouca infraestrura e mais trânsito. 

Mais perto do centro de Floripa 

Leste da Ilha

Principais praias:

Barra da Lagoa - Vila de Pescador

Joaquina - Reduto do Surf

 Praia Mole - Reduto do Surf II e Muita gente bonita

 

Além das praias, há muito o que fazer em Florianópolis. Há diversas trilhas para fazer sendo um lugar mais lindo que o outro.
Sobre as trilhas procure um blog com informações atualizadas, há trilha em que você faz a trilha e volta de barquinho depois, mas há outras em que o caminho de ida e volta são mais difíceis. Um blog especializado te ajudará.  

 

Há ainda dois lugares que não podem ficar de fora da sua expedição pela ilha, são eles:

Mirante e Lagoa da Conceição - antes de chegar na Lagoa da Conceição dê uma passada no Mirante, você consegue ver de um lado a Lagoa e do outro a Praia da Joaquina.
Visto a paisagem é hora de descer pela rodovia e ir caminhar no Calçadão ou ir fazer uma atividade como pedalinho, stand up paddle, katesurf, ou andar de canoa. Aproveite que no centrinho tem várias lojinhas e no calçadão vários bares e restaurantes.

 

 

Santo Antonio de Lisboa - como gosto desse lugar!
Uma vila bem açoriana e aconchegante que fica no caminho do Norte da Ilha. Este lugar tem uma vibe muito boa, tem vista para a ponte de Floripa e tem barzinhos e restaurantes na beira do mar (só que não dá para tomar banho porque fica para o lado de dentro da ilha e é meio poluído).
Seguindo até o final se chega em Sambaqui, que é um outro lugar delicioso que vale a pena dar uma conferida. Lá tem o restaurante Pitangueiras, ostras, camarão, peixinho e uma vista de encher os olhos. 

 

Há muito o que dizer de Floripa, a cada texto que escrevo vem mais e mais lembranças na minha mente. Vivemos nossos melhores momentos nesta ilha, fizemos amigos, nos formamos, casamos. Vou deixar um pequeno vídeo do nosso lugar em Floripa. O Campeche! Nosso reduto de boas recordações no Sul da Ilha.  

" Eu não tenho paredes, só tenho Horizontes".

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

© 2023 by On the road. Proudly Created with Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page