



Welcome
Viagem para Recordar
to





Deserto de San Pedro
de Atacama
Não dá para descrever e as imagens dão apenas uma noção, pessoalmente é mais incrível ainda. Não há vôo direto de Santiago até a cidade de San Pedro. Nós Fomos de Santiago até Calama de avião (ainda fizemos uma escala rápida na cidade de Antofagasta), e depois de Calama a San Pedro são mais 2 horas de van. A chegada ao aeroporto já parece coisa de
filme, uma pista pequena no meio do deserto e um aeroporto bem pequenino. Outra coisa que parecia coisa de filme é que no nosso vôo só tinha praticamente homens, acredito que seja por causa dos pólos de mineração existentes na região. Lembram do acidente com os mineradores chilenos que ficaram presos em uma mina de cobre durante vários dias no ano de 2010? Pois é.. San Pedro fica nessa região.
Vamos postar umas fotos aqui para que possam ter uma pequena ideia do que é este lugar. Não dá para descrever e as imagens dão apenas uma noção, pessoalmente é mais incrível ainda.
A pequena cidade de San Pedro traz um cenário intrigante, são ruas de chão batidoe casas de barro com telhado como se fosse uma palha, você começa a achar que não fez um bom negócio indo para lá, mas aos poucos tudo se revelae o lugar fica encantador.A principal rua da cidade é a Rua Caracoles. É onde milhares de turistas de todas as partes do mundo mais circulam. Por aqui você encontra , restaurantes, bares, lojinhas, mercado e muitos jovens em busca de aventuras.
Localizado no Norte do Chile, próximo à fronteira da Bolívia e a da Argentina, o Atacama é o deserto mais alto e seco do mundo. Fica distante em torno de 1500km da capital Santiago. As temperaturas podem variar entre 0ºC e 40ºC , mas faz muita temperatura negativa também (nós pegamos – 20°C em junho) e dizem que o céu é azul praticamente o ano inteiro.
Fomos conhecer essa maravilha de lugar, com natureza exuberante, vulcões, gêiseres, através de um convite de amigos em 2011. Era a nossa primeira vez no Chile, íamos ficar alguns dias em Santiago e depois mais uns dias em San Pedro de Atacama.
- Agora preciso fazer um momento confissão: eu não tinha a menor ideia do que me esperava lá, e acho que nem estava muito afim de ir, mas tentamos prezar sempre pela parceria e decidimos por ir. E Meu Deus! Obrigada por ter amigos como os que nos convidaram para essa aventura. Foi espetacular, pois é impossível não se surpreender e se apaixonar pelo Atacama, que abriga paisagens extraordinariamente coloridas e exóticas.
CHEGANDO LÁ...
Julho, 2011
HOSPEDAGEM
Há muitos tipos de hospedagem por aqui, das mais rústicas às mais sofisticadas. Nós ficamos no meio termo. Ficamos no Hostel Katarpe, localizado próximo a Rua Caracoles, é uma boa opção, os quartos são simples, mas espaçosos. O banho é bem quente (isso é muito importante, pois fazia muito frio). No centro Hostel há um pequeno pátio que você pode desfrutar do sol sentado nas cadeiras e bancos ali disponíveis, além de televisão e de uma estante de livros para ter um momento relax.

PASSEIOS
Gêisers del tatio
Há diversos passeios, diversos mesmo! O obrigatório na minha opinião é o passeio que leva até os Gêisers Del Tatio. Onde a fumaça escapa através de fendas no solo e os lençóis subterrâneos de água entram em contato com as pedras quente causando pequenas explosões, que fazem surgir jatos em temperatura elevada.
Como o fenomeno do vapor saindo da terra começa cedinho da manhã, o passeio inicia bem cedo. Mais ou menos 4h da manhã o serviço que contratamos começa a passar nos hotéis para ir “arrecadando” as pessoas. Há muitas recomendações do guia, pois os Gêisers ficam a mais de 4mil metros de altitude e é bem comum os turistas não passarem bem e sentirem o “mal da montanha”** , além do que o ônibus sacode muito, porque a estrada é cheia de curvas e não é muito boa. Eu não senti nada anormal, a não ser muitoo frio. Na verdade o guia sugere a todos que dormimos para sentirmos menos o desconforto, há inclusive cobertores no ônibus porque realmente o frio é demais.
![]() Muitooo frio | ![]() Amanhecendo nos Gêisers del Tatio | ![]() Piscinas termais e muito frio |
---|---|---|
![]() Imagens que impressionam | ![]() Gêisers às 5h | ![]() Só na pontinha do pé... |
Chegando lá tudo impressiona. Enquanto passeamos pela maravilha do lugar o motorista do ônibus fica preparando o café da manhã. E para a nossa surpresa há ovos cozidos,quentinhos, cozidos diretamente na água quente que emana da terra. Um espetáculo! Há ainda as piscinas com água super quente. Eu até levei roupa de banho para entrar na água, mas só tive coragem de molhar a pontinha do pé. Já o senhor um cônjuge tirou toda a roupa e foi mergulhar nas águas quentes e temperatura fora da água de super negativa.

Seguindo rumo a Machuca
Nosso passeio segue e agora é hora de irmos até Machuca, um vilarejo no meio do deserto, com sua clássica Igrejinha e “meia dúzia” de moradores que ficam ansiosos a espera dos turistas, pois é quando eles vedem os espetinhos de carne de alpaca e os pasteis de queijo de cabra e ganham um $$$. A essa hora o sol já nos esquenta e o céu está azul, azul.
Eu não tive coragem de comer nada, até porque eu tinha comido um sanduíche no café da manhã lá nos Gêiseres e tinha levado um lanchinho também. ◑ ▂ ◐
![]() Lago congelado.. linda paisagem! | ![]() Vai uma carne de alpaca? | ![]() Natureza impecável |
---|---|---|
![]() Comunidade Machuca | ![]() Contraste que enche os olhos | ![]() Comunidade Machuca vista do alto |
![]() Os cactus crescem 2cm por ANO! |
Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Outro passeio interessante que fizemos, na realidade foi nosso primeiro passeio, é o que leva ao Valle de La luna e Valle de La muerte. Um passeio belíssimo, feito normalmente à tarde para que possamos contemplar o por do sol. O guia conta a história do lugar e tudo impressiona. Vale a pena! Aqui você tem que se preparar porque você vai caminhar bastante, subir dunas e montanhas de rocha. Esteja preparado. sous visitantes saibam um pouco mais sobre você.


Depois de alguns minutos de subida caminhando

Pausa para comprar os ingressos do Parque

